A importância da terapia durante a pandemia

A pandemia do covid-19 nos obriga a manter o distanciamento social, porém o sentimento de solidão se infiltrou na vida de muitas pessoas e trouxe novas preocupações: a saúde mental durante a pandemia. O Brasil, de acordo com a OMS, é o país com maior índice de depressão da América Latina, e também é o que mais sofre com casos de ansiedade no mundo.  Com o isolamento social em função do covid-19 a tendência dos transtornos mentais, ansiedade e depressão é aumentar, podendo gerar uma epidemia paralela afetando a saúde mental dos brasileiros.

Para acolher todos esses casos que estão surgindo rapidamente, muitos terapeutas estão atendendo virtualmente, auxiliando na saúde mental de muitas pessoas durante a pandemia. Além da terapia, existem ações de autocuidado que podem ser feitas em casa para lidar melhor com o distanciamento social.

Leia mais

Compartilhar

O papel do profissional da saúde no suicídio

Segundo dados da OMS (2012), a taxa mundial de suicídio é estimada em torno de 16 por 100 mil habitantes, ocorrendo assim um aumento em sua prevalência de 60% nos últimos 45 anos, e calcula-se que as tentativas de suicídio sejam vinte vezes mais frequentes que o ato consumado (RIBEIRO et al, 2018).

No Brasil, a taxa geral de mortalidade por suicídio em 2012, foi de 5,3 por 100 mil habitantes. Por mais que nosso país esteja abaixo da média mundial, a preocupação existe principalmente quando verificamos um aumento nesse índice de 7.726 para 10.321 casos no período entre 2002 e 2012, representando um aumento de 33,6% (MOREIRA; BASTOS, 2015).

Leia mais

Compartilhar

Glutationa: a fonte da juventude

Você gostaria de se sentir jovem todos os dias ao acordar?
Seria possível a existência da fonte da juventude?
O corpo humano está em constante estresse oxidativo em função da ação dos radicais livres. Os danos causados pelos radicais livres dentro das células têm sido relacionados não apenas ao envelhecimento, mas
também a um amplo número de problemas de saúde, incluindo melanoma, diabetes, asma, câncer de mama,
glaucoma, câncer pulmonar, Alzheimer, Parkinson, doenças autoimunes, aterosclerose, enxaquecas, entre outros.
Para combater esse estresse e os males advindos desse processo, o corpo utiliza os antioxidantes. O
maior antioxidante ou protetor das células do nosso organismo é a Glutationa. É uma molécula do "milagre"!

Leia mais

Compartilhar

Top