Autoconhecimento: Ponto de Partida para a Saúde

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define saúde como “o completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de enfermidade”. Para estarmos de bem com a vida é preciso, acima de tudo, ter saúde. Saúde deve ser uma busca constante e ao longo de toda a vida. Leva tempo e exige dedicação permanente. Ser saudável é estar em harmonia com o nosso corpo e ambiente em que vivemos. Para viver plenamente e com qualidade de vida, não basta cuidar somente da beleza e do corpo, é preciso mais, que nossa saúde física, mental, emocional e espiritual esteja sempre em concordância. E não somente isso, precisamos equilibrar, também, a saúde familiar, profissional, financeira, social e ambiental.

Desfrutar de uma vida plena e abundante deveria ser nosso grande objetivo de vida, precisaríamos ser estimulados a conquistar muitas experiências de satisfação e realização desde que nascemos. Mas como alcançar este objetivo? O ponto de partida é o autoconhecimento. Como seres humanos, estamos em constante aprendizado. Necessitamos de aprender quem somos e como “funcionamos”, bem como, a vida, a sociedade, as pessoas a nossa volta... tudo! Precisamos identificar o que nos desestabiliza e como reagimos diante dessas situações.

E não são atitudes difíceis. Na verdade, todos nós podemos adotá-las no dia a dia. São nove campos da vida que estão entrelaçados e devem funcionar em sintonia para garantir bem-estar e plenitude:

Saúde Física: Pratique atividades que você acredita que são construtivas e positivas que lhe dão prazer. Tenha uma alimentação correta, faça exercícios físicos planejados, beba muita água e descanse adequadamente – o sono é vital para nossa saúde.

Saúde Emocional: Cultive a autoestima e tenha objetivos bem definidos. Invista em sua motivação e concentração e não comprometa sua saúde alimentando raiva e ressentimentos.

Saúde Mental: Tente estudar tópicos novos e ter experiências novas para exercitar a mente e aprimorar a inteligência. Mantenha sempre um planejamento de seu tempo, escrevendo, praticando leitura, visualizando o mundo de forma positiva e imaginativa, a fim de construir quadros mentais felizes e motivadores. Leia muito.

Saúde Espiritual: Desenvolver a espiritualidade traz uma sensação de paz interior. Que sua conversa com Deus seja a maior parte do tempo para agradecer.

Saúde Familiar: Reserve um tempo para tomar um café com um amigo. Se for com seus pais, melhor ainda! Crie o hábito de falar o que você gosta e o que não gosta e perceba uma grande mudança em todos os relacionamentos.

Saúde Profissional: Acredite em seu potencial. Exerça os seus talentos e descubra o verdadeiro valor da sua vida.

Saúde Financeira: Estabeleça os sonhos (objetivos) e prazos para realizá-los. O equilíbrio financeiro não depende de quanto ganhamos, mas de como gastamos o que ganhamos.

Saúde Social: Faça algo por alguém sempre que possível. Respeite as pessoas como elas são: seja inspiração para elas por meio de sua conduta, sua espiritualidade e gentileza, inclusive para os animais.

Saúde Ambiental: Imagine o planeta em que vivemos como um ser vivo que precisa de ar, água, alimento, paz, luz... assim, tudo o que fazemos de bom (ou ruim) voltará para nós.

Não há como viver plenamente desconsiderando alguma dessas áreas, pois cada uma delas influencia diretamente o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida. Todas elas são importantes para que vivamos felizes em nosso dia a dia.

A harmonização desses aspectos expande o nosso eu, por meio da integração, busca da excelência e uma vida mais amorosa, promovendo assim, saúde, paz e autorrealização.

Seja o ator principal no palco de sua vida!
Viva, ame, aprenda e deixe um legado.

Compartilhar

Top